segunda-feira, 11 de julho de 2011

Go




Se o Aikido não é muito conhecido então o que dizer do Go?

Coitado do Go que, no ocidente, é um perfeito desconhecido - quase.

O Go é um jogo de tabuleiro fascinante que nasceu na China há mais de 3000 anos. A sua origem permanece incerta e é rodeada por vários mitos. Das quatro grandes artes da China antiga – Go, poesia, música e caligrafia – o Go, apesar da sua aparente simplicidade, foi considerada a arte mais difícil de apreender, compreender e dominar. Foi introduzido há cerca de 1300 anos no Japão através de mestres budistas que visitaram a China e, ganhando popularidade junto da corte imperial, foi institucionalizado em quatro escolas, tornando-se num modo de vida para alguns sábios. Hoje, o Go ainda é jogado na sua forma original.

O Go é um jogo de cerco e território que começa com o tabuleiro vazio. Tem regras muitos simples e é acessível a todas as idades. É jogado num tabuleiro rectangular de 19x19 com pedras pretas e brancas. Cada jogador coloca alternadamente uma pedra numa intersecção, tentando cercar território. As pedras permanecem no tabuleiro a não ser que venham a ser, por sua vez, cercadas e capturadas. Vence quem conseguir dominar a maior área. Possui também um sistema de handicapo, que permite jogadores mais fracos enfrentarem os mais fortes em pé de igualdade, e também um sistema de ranking internacional similar as artes marciais.

É conhecido como Igo no Japão, WeiQi na China e Baduk na Coreia. O Go é multifacetado, sendo profundo em história, arte, filosofia e ciência, cativou ao longo dos tempos as mentes mais subtis. Hoje em dia, a popularidade e importância do jogo é tanta que, para além de jornais e publicações diárias no oriente, existem escolas e ligas de jogadores profissionais e até mesmo cursos universitários. Existem ainda canais de televisão inteiramente dedicados ao Go e inúmeras competições profissionais e amadoras, nacionais e internacionais em todo o mundo.


Felizmente em Portugal existe a APGO (Associação Portuguesa de Go) desde 1992, ano de entrada do jogo no nosso país.

Tem um fabuloso site cheio de informação sobre o jogo sendo possível inclusive jogar online contra o computador não sendo preciso qualquer registo ou download.

A série anime Hikaru no Go foi um dos contribuidores para o boom do jogo no ocidente, em 1998.

Em Portugal há entre 100 a 150 jogadores, dos quais cerca de 30 são activos.

Merece a pena dar uma vista de olhos e, quem sabe, ganhe mais adeptos.

Sites:
Associação Portuguesa de Go - site oficial
Associação Portuguesa de Go - Facebook

Sem comentários: