terça-feira, 17 de maio de 2011

Mixed feelings com o Tintim que aí vem

Pois é: o filme do Tintim com a assinatura de Steven Spielberg e Peter Jackson está quase quase e até já há posters.


Poster «internacional» do Tintim: O Segredo do Licorne



Os posters foram disponibilizados em primeiro lugar no Facebook da Weta Workshop, julgo, a empresa neozelandesa de efeitos especiais fundada por Peter Jackson que fez um excelente trabalho, por exemplo, na trilogia do Senhor dos Anéis e noutros filmes de renome como o District 9.

A excitação em torno destes posters, pelo que pude apalpar quer no Facebook da Weta quer noutros sites foi bastante grande mas honestamente olhando para estes posters muitos sentimentos me vêm ao de cima mas poucos têm que ver com a magia que Hergé fez com Tintim.

É evidente que o poster do ponto de vista técnico, se se quiser, está perfeito e absolutamente excelente, mas creio que não mostra o verdadeiro Tintim.

O Tintim que vejo nesse poster mais parece um Tintim «James Bondiano» com uma «capa» estilo grande super herói (ao invés de uma normal gabardine dos anos 40) e com um cão de guarda ao lado tipo Pitbull (e não um Fox Terrier).

O Tintim do poster parece ser um Tintim que tem tudo sob controlo quando o Tintim de Hergé é um herói quase improvável, ao acaso e com muita sorte à mistura.

O poster é também demasiado sombrio (sobretudo o norte-americano...) quando essa tenebrosidade jamais está presente em Tintim, pelo menos não desta forma.

Para já, para já, estes posters são a única coisa que me assustam no filme de Tintim que aí vem.

A história, já se sabe, também pouco terá que ver com O Segredo do Licorne original. O professor Girassol que nos livros de Hergé faz a estreia n'O Tesouro de Rackham o Terrível, a segunda parte da obra, nem aparecerá no filme, por exemplo. Mas honestamente, não é por aí que o gato vai às filhoses. Aliás, melhor assim - parece que em inglês o nosso querido Tournesol se chama Calculus, meu Deus.

Já os posters... não sei não.

Bem sei que o poster é uma coisa, os trailers outra (sobretudo ultimamente) e o filme per se ainda outra completamente diferente, por isso ainda tenho muita fé que o filme possa ser uma bomba.

Tal como nas obras de Tolkien, sou um indefectível fã de Tintim, mesmo. A par de Tintim, também o sou de Astérix. E os filmes do Astérix são uma banhada completa, não é? Por isso com o Tintim estou a preparar-me para tudo, apesar de a equipa que está a fazer o Tintim nada ter que ver com a que fez os Astérix, é certo!


Poster norte-americano do Tintim: O Segredo do Licorne - público norte-americano que por ser bastante leigo em relação a Tintim, optou-se por divulgar o filme de forma diferente junto destes


Um obrigado especial ao Raphael Santos por me ir dando preciosas actualizações sobre o Tintim e também O Hobbit.

Link de interesse: Tintim por Tintim - excelente blogue cheio de informação sobre o Tintim.


Actualização

Já há trailer!

2 comentários:

Britto disse...

Obrigado pela citação, André.

André disse...

Mais que justa!