segunda-feira, 22 de novembro de 2010

(ex-)Futebolista diferente de comunicador



Vi, a espaços - como se diz na gíria do futebol -, o jogo do Sporting frente ao Paços de Ferreira na SportTV.

O comentador de serviço era Nélson, antigo guardião do Sporting.

Fraquinho, muito fraquinho.

A SportTV detém (quase) todo o monopólio de conteúdos no que a futebol diz respeito (e já agora, não só); já em matéria de profissionais de comunicação a coisa não anda tão afinada.

Para além de Nélson, estou assim de repente a lembrar-me de Hélder, também, ex-jogador do Benfica.

Com o maior respeito que tenho por ambos os internacionais portugueses, a verdade é que os seus comentários são medíocres, roçando a banalidade de meras constatações. Não tenho aqui exemplos à mão pois poupei-me a esse trabalho.

Podem ter estado muito tempo no terreno. Ter feito muitos cortes. Muitos remates. Muitos sprints. Muitas defesas. Vitórias e derrotas. Conquistas e tristezas. São homens do futebol, que não haja dúvidas.

Mas uma coisa é ouvir estes senhores a falar, exprimir-se, comunicar, transmitir, raciocinar e discorrer, até; outra, é ouvir um António Tadeia, Freitas Lobo ou Carlos Daniel (nomes que me vêm ao acaso à cabeça).

Na SportTV, até o jornalista que relata o jogo entende e transmite melhor o que acontece no campo do que estes (e outros) comentadores.

Era interessante que a SportTV corrigisse este aspecto.

É que ao ver as partidas, até destoa a coisa.

3 comentários:

Miguel disse...

Pior que isso só ha um. José Nunes.

Já por muitas vezes tive que o aturar a comentar jogos do Arsenal e apetece-me tirar o som da TV. Monotono até dizer chega e só diz banalidades. Ah, e diz Ársenál,o que me enerva bastante e "Wilshayre".

Mas antigos profissionais de futebol, o Toni é o pior dos piores...

André disse...

Miguel, antes de comentar o teu comentário, dizer que me deu um gozo especial ver o Arsenal perder os últimos jogos, nomeadamente a reviravolta dos spurs (ahahah), a team q ando a usar na minha Master do PES (sorry :|) e também agr vs Braga, pois o orgulho nacional vem smp um pouco ao de cima nestes momentos.

Quanto ao q dizes, tens razão. Não é só ex-jogadores mas mais ex-profissionais do futebol, onde tb se incluem os treinadores. O Toni é de facto um outro mau comunicador. E tem agora lugar cativo às sextas-feiras na TVI24. O Pedro Ribeiro, seu colega de painel e tb benfiquista, mete-o a um canto, por exemplo. P. Ribeiro q tb comenta jogos na SportTV e com qualidade, acho..

O Zé Nunes é jornalista e admito q nao o acho assim tao mau como dizes. Acho mais completo do q os exemplos q refiro no meu post, por exemplo.

O Ze Nunes q tem uma rubrica gira na antena 3.. o linha avançada (e blog tb). Pah, nao é -DE TODO- dos piores. QUanto a essa do "wilshayre", lindo! ahahah

Miguel disse...

O jogo do Braga foi péssimo,uma seca enorme, um penalty por marcar e golos de contra ataque contra 10. Se aquilo foi o jogo mais importante da historia do Braga,eles não passam de um clube pequenissimo. O jogo contra o Sp*rs foi ridiculo, mas o Arsenal mereceu perder, mas os outros não mereciam ganhar. A ultima vez que aquilo aconteceu eu tinha 3 anos!!!!


Acho mesmo que o José Nunes é o pior comentador da Sport Tv,ele devia passar do futebol para o golf,o estilo dele encaixava melhor ai.

O Pedro Ribeiro já não comenta na sport Tv ha uns bons tempos,infelizmente,era dos melhores.

Afastando do futebol, os melhores comentadores,para mim, os da NBA. Empatia do publico, sabem do que falam e é claro a paixão pelo jogo.

Mas,usas essa equipa no PES,logo,nao volto a comentar aqui xD