segunda-feira, 19 de abril de 2010

Blankenberge 2010



Pelo segundo ano consecutivo, a convite do Sensei Antoine Vermeulen, a Associação Cultural Portuguesa de Aikido (ACPA) reuniu uma comitiva de 15 aikidocas, instrutores e praticantes, para mais um estágio na Bélgica, desta feita na localidade de Blankenberge, bem junto ao Mar do Norte.

Foram quatro dias cheios de Aikido mas também com muito convívio e boa disposição.

À semelhança do ano anterior, também este ano os aikidocas portugueses foram recebidos e tratados de uma forma irrepreensível.

No plano do lazer, oportunidade houve para visitar não só Blankenberge e a sua praia, assim como Bruges, também conhecida como a Veneza do Norte ou a pequena Veneza, devido aos seus inúmeros canais por entre as casas que contribuem para a beleza natural desta cidade.

Já em matéria de Aikido, a aprendizagem e cimentação dos conceitos-chave do Sensei Vermeulen – tais como a enfatização na força da respiração (kokyu ou kokyu ryoku), o kuzushi (desequilíbrio) e o bom posicionamento com o consequente surgimento da técnica e sua forma efectiva (já no final da execução), entre outros – foram trabalhados ao mesmo nível do que é feito quando o Sensei visita Portugal. O que só é positivo, pois significa que para o Sensei estar em Portugal, na Bélgica ou quiçá na China não passa de um pormenor; estar em cima do tapete é a sua casa, e em sua casa, sua sentença, sua via, sua leitura, sua interpretação, seus ensinamentos, isto é, oferece e coloca ao dispor o seu saber, independentemente de leccionar em “casa” ou não. E por este facto, importa também salientar que as visitas portuguesas foram chamadas a trabalhar com o Sensei como uke.

Por tudo isto, é com regozijo que se verifica que os praticantes e instrutores da ACPA presentes no estágio de Páscoa na Bélgica regressaram a Portugal mais enriquecidos e sobretudo com a responsabilidade, nomeadamente os instrutores, de transmitir e batalhar nos pormenores de maior exigência que têm vindo a ser trabalhados com o Sensei Vermeulen.

Certo é que, e pode-se afirmar com segurança, que o Sensei Vermeulen não só por ter os praticantes da ACPA em boa conta, mas também por estes responderem sempre positivamente às acções desenvolvidas pelo Sensei, já acolheu genuinamente no seu trilho, na sua via e no seu Do as gentes da ACPA. Venham daí mais!


Também publicado no site da ACPA, aqui.

2 comentários:

Mós disse...

Estava agora a pensar no quão mau parece quando saltamos alguns posts no que toca a deixar comentários... Não é que não tenham interesse! Eu é que não tenho nenhum comentário relevante e esclarecedor a fazer! :P

André disse...

LOL!