quarta-feira, 3 de setembro de 2008

O começo...

Pois bem: aproveito este primeiro post para fazer uma breve introdução da minha pessoa.

Sou o André (prazer, como está?), um jovem de tenra idade cuja vida gira um pouco à volta da prática do aikido. Ao mesmo tempo, é alguém que se interessa a fundo pelo desporto em geral, e pelo futebol em particular. Poderei afirmar que, em princípio, e a priori, os meus posts andarão à volta destes dois grandes temas.

Academicamente, estou no 2º ano do curso de Comunicação Social e Cultural, o qual tem vindo a verificar-se como escolha acertada quer pelo facto de gostar de jornalismo (uma das vertentes deste curso) quer pelo facto de gostar de comunicação em si e de tudo o que lhe diz respeito. Esse instrumento, hoje, e sempre, indispensável nas nossas vidas. Neste campo estou dar os primeiros passos, a conhecer o passado, o presente, e o que se avizinha para o futuro.

Relativamente ao aikido (dever-se-á dizer "aikidô", sendo essa a pronúncia japonesa), arte marcial japonesa fundada por um senhor de nome Morihei Ueshiba, pratico-o, sensivelmente, há 12 anos, o que, pelas minhas contas, e se levarmos em linha de conta que a esperança média de vida na Europa é, sensivelmente, de 78 anos de idade, significa que ainda me faltam 57 anos de aprendizagem e de caminho a trilhar. Coisa pouca, certamente. Tenho a felicidade de ter como meu sensei (professor/instrutor) um Homem que desde pequenino me transmitiu, acima de tudo, e aikidos aparte, valores. Depois naturalmente tudo se encadeia nesta arte: a técnica, os valores, o conhecimento, o fazer aikido na vida real, fora do tapete. É quase um segundo pai para mim, mesmo que eu possa não ser um segundo filho para ele. Paralelamente ao treino como aluno que recebo, dou, também eu, aulas de aikido num dojo (local de treino) meu.

Como não pretendo fazer do blogue um blogue da especialidade, sempre que falar de aikido, será sempre, tanto quanto me for possível, abordado de forma a que aqueles que pouco ou nada conhecem desta arte marcial, possam entender minimamente do que se está a falar, e quiçá - porque não? - poderem ficar com o bichinho dentro daqueles e terem a curiosidade de ir assistir ou experimentar uma aula num dojo "perto de si".

Quanto a matéria de desporto, sublinhe-se aqui que sim, sou adepto de um clube. Sublinhe-se, ainda, agora de forma bem vincada, que não tenciono ser faccioso no que ao tema futebol, em particular, diga respeito, isto é, irei discutir os acontecimentos SEMPRE pondo a emoção de lado. É, é possível. É, é estranho um adepto do futebol, e, por acaso, de um clube concreto querer encarar assim o desporto rei. Neste blogue, será assim que vai ser encarado. Basta somente uma boa dose de bom senso. A tarefa não é fácil, é certo, mas será o meu objectivo.

Ainda sobre o desporto, dizer que o futebol vem em primeiro lugar, mas no meu pódio estão ainda o desporto automóvel, lado a lado com o ténis, ficando com o terceiro lugar outros desportos colectivos como o são o basquetebol, o futsal, ou o râguebi (todos os lugares do pódio passíveis de mudança à excepção do futebol).

Sempre que achar pertinente, outros temas, quaisquer que eles sejam, poderão vir à baila neste meu espaço.

Não esquecer que a caixa de comentários está ao vosso dispor para o que quer que seja: criticar, sugestionar, insultar (mas com classe, se faz favor), tirar qualquer dúvida, mandar bitaites, et cetera.

Last but not least, uma palavra para o nome deste blogue - pé-de-atleta - o qual agradeço ao meu amigo Pedro pela ideia.

Boas leituras,

André

11 comentários:

Mós disse...

esse pedro tem ideias de merda...

anyways... bem vindo (again) ao mundo dos bloggers... ou como diria o meu amigo Hank Moody: "blooooogggggggeeeeeerrrrssss"

preparado para partilhar ideias?
eu certamente que estaria para expor as minhas, se bem que o universo aqui retratado pouco ou nada tem a ver comigo (sem Ha! yupi!!)...


estes novos espaços comunitários devem ser as pracetas do futuro,não?
os nossos avós sentam-se à beira da fonte para comentar as coisas mundanas e nós temos os blogues!

ele há coisas...

mas chega de teorias da tanga! diverte-te por estas andanças!

André disse...

Amigo Pedro,

mais uma vez, obrigado por todo o apoio, hehehe.

Não estejas já a fugir às tuas responsabilidades! (ahah)

Não penses que não serás convidado, ocasionalmente, a postares aqui um bitaite teu, e com todo o meu prazer, devo dizer.

É mesmo isso que pretendo deste blogue: partilhar e discutir ideias. Tu és perito nisso, portanto... és peça fundamental do meu "onze".

Mais uma vez, obrigado Pedro,

aquele abraço ;D

Mós disse...

ahahahah
estou-me a divertir à grande com o cuidado na escrita!

quem não te conhece e escreve aqui fica sem metade da piada! :D

olha... vai postando aí os relatos do torneio das 3 nações!
é o único desporto que ainda vale a pena ver... =\

André disse...

shhhiuuu (há coisas que não são para se contar assim à Lagardère)just kidding :p

sim, se me for possível, farei isso ;)

stay tuned!

Anónimo disse...

olá meu caro, tudo em forma?
desde já deixe-me congratulá-lo pela excelentíssima ideia de se aventurar por este novo caminho da comunicação inspirado pelo caro Hank (não andré, não vais começar a comer gajas a torto e a direito), e desejar-te boa sorte neste pequeno projecto.
um abraço deste teu sempre...caro, carote mesmo, João "KrAzY" Cunha

Anónimo disse...

btw, as suas contas de anos de aikido estão correctas se se verificar que possui apenas e somente 12 anos, visto que apregoa que pretende que o atropelem aos 78 e que portanto ainda tem pela frente 66, ora pelas minhas modestas contas 78 - 66 = 12.

Uma de duas coisas, ou merece um Nobel por estar no 2º ano do curso com apenas 12 anos ou então aprenda a fazer contas! xD

Em suma, vou retirar-te a tarefa de actualizar o quadro electrónico de pontuações aos Domingos... pronto, tem que ser, não tens capacidade para tanto! :p

Off-topic: Hank Moddy is back in 28 September 2008

André disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
André disse...

ahahahah

amigo joao, era so pa ver se tavas atento!

Nah, mas tens toda a razao. Já escrevi o post tarde (fica sempre bem esta desculpa, nao acham?) e o meu sistema operativo, ao que parece, já nao tava a trabalhar a 100%. Correcção feita, i hope. :p

o Hank Moddy fala fala fala, mas nao o vejo a escrever nada. Take that mos!

Obrigado joao pela dica, nao sabia ;)

abraçinhos

Mós disse...

ao menos papa-as a todas! .|.

Anónimo disse...

feiuza... feiuza... congratz pelo blog (sim ter a iniciativa ja é um passo mt importante) e espero ver esse contador a contar muitos visitantes. Não só amigos e conhecidos, mas também completos desconhecidos que moram do outro lado do mundo e por acaso falam pt e por acaso partilham os mesmos interesses que tu :p (ou seja tas completamente fdd lol jk)

cumps do phael ;)

André disse...

ahahah! grande rapha. Obrigado pelo apoio, e por teres salientado essa realidade. Concordo com os teus parenteses. (LOL) abraço!