quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Cuidado com a língua!



O Cuidado com a Língua! está de volta à RTP 1 (segundas-feiras às 21h15, depois do Telejornal).

Programa educativo, com cerca de 10 minutos por episódio, aborda aspectos da língua portuguesa como seja os seus erros mais comuns (ou menos evidentes), explicações históricas de algumas forças de expressão e ainda uma rubrica de «português maltratado» por esse país fora.

Caso não tenham visto os episódios anteriores ou não tenham a possibilidade de acompanhar agora os novos, poderão fazê-lo aqui.

A não perder.

4 comentários:

Mós disse...

Apoio a iniciativa a 200%!
A língua portuguesa está a morrer aos poucos... mas não somos os únicos! A internet e as sms revelaram-se nocivas para o cultivo de um bom desenvolvimento (pelo menos correcto) da língua!
No entanto agora com o acordo ortográfico creio agravarmos mais a situação...
Enfim! Que venha de lá a oportunidade para abandonar este país! :P
(Não se deixem enganar... adoro Portugal, mas...)

André disse...

Pedro, acho q em relação ao acordo ortográfico há muita coisa mal contada. A verdade é que nao conheço a fundo esse dito acordo, mas já ouvi de tudo: que sim, que as palavras irão mudar e deixar-se-á de escrever tipo "facto" para passar-se a escrever "fato" como já ouvi dizer que o acordo só mudará uma infima parte da nossa escrita e nem será "obrigatorio" escrever as palavras "à brasileiro" mas olha enfim, ainda nao explorei este assunto convenientemente (nao ta certo, i know :p) portanto posso tar a mandar muitas bacoradas. Mas a ideia q quero passar é a seguinte: se calhar nao será assim tao grave como isso. Mas sim, à partida, tambem nao me agrada muito o acordo nao.

Te mai logo

Lorelai disse...

Quando vejo o Português a ser mal-tratado, imagino sempre o Camões e o Eça a darem umas quantas voltas nos túmulos (o que, se formos a pensar bem no assunto, deve ser bastante desgastante para os ditos senhores)... Há erros que ainda são "normais" de acontecerem (casos mais complexos ou então mesmo mera distracção), mas há coisas que não se admitem...

Que o regresso do "Cuidado Com a Língua!" possa vir alterar um pouco isso, é o que espero... gosto muito mesmo deste género de iniciativas.

Quanto ao acordo... tenho de confessar que também não me informei a fundo sobre o assunto, mas à partida não é coisa que me agrade de todo... Parece-me um espécie de "sucumbir" em definitivo a influências vindas das terras de Vera Cruz. Não me agrada, mas logo veremos...

Beijo*

André disse...

lorelai, é isso. Aguardar para ver. De qualquer maneira, cá para mim mais alguns uns anos vão passar sem que se chegue a alguma conclusao em matéria de acordo ortográfico, mas ok (oh, que pena).

Os pontapés no portugues eu confesso: dou muitos. No portugues falado então, quando estou com os amigos ou mais descontraido, é em quantidades industriais. Vale pelas vezes em que tenho que comunicar para uma sala de aula, quando dou aulas, ou coisas do género, onde tenho a preocupaçao de falar mais pausadamente (tipo P. Bento, mas sem chegar ao ridiculo dele) e, regra geral, o meu nível de portugues falado sobe assim.

Depois no escrito considero um portugues mais matemático, por assim dizer, onde a exactidão, a precisão e o rigor têm que estar presentes. Mas tambem dou falhas, que eu sei. Eu releio o que escrevo, com olhar crítico, tal como adoro fazer com os textos dos outros (é um desporto que eu gosto, peço desculpa) e muitas das vezes torço o nariz ao que escrevo. Mas enfim, estou a aprender ainda, e tenciono vir a melhorar a cada post que eu escreva aqui. É para isso que este blogue, na minha óptica (na vossa será outra, felizmente :p) serve.

Neste sentido, o cuidado com a lingua da-me um gozo enorme, pois APRENDO em cada episodio. Nao há hipotese; é um programa 5 estrelas. (tenho que os por em dia.. já q nao acompanho pela TV, so os vejo pela net, mas a verdade é que ocupo o tempo sempre com outra coisa qualquer :\)

Nota: os meus comentarios aqui na caixa de comentarios, sao desprovidos de rigor como se nota pela falta de acentos e etc, mas por favor, deixem-me ser baldas aqui, enquanto tento nao o ser nos posts. Obrigado :p

Abraços e bjs!