quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Artur - o melhor depois de Preud'Homme?


Até ver, sim.

Claro que se de repente começar a claudicar, o futebol rapidamente encarregar-se-á de transformar o bestial em besta.

No entanto, depois de Bossio, Moreira, Rui Nereu, Butt e Roberto (os que me lembro assim de repente e alguns destes eram tão maus que não raras vezes faziam um jogo de futebol parecer uma peça de humor), Artur é aquele que pela primeira vez parece convencer a cem por cento depois da lenda Preud'Homme. Um guarda-redes que pela primeira vez impõe algum respeito e do qual se espera sempre boas respostas dentro de campo. Os outros citados (Moreira ainda foi o melhor) era quase sempre um ai Jesus. De Roberto então nem se fala, claro.

Via agora o jogo do SL Benfica ante o Twente (já na Holanda Artur esteve exemplar) e até no golo sofrido, marcado por Ruiz, Artur quase quase chegou lá, naquele tipo de lance em que os guarda-redes costumam ficar só pregados ao chão, sem reacção.

Até no sofrer deste golo gostei de Artur.

Excelente contratação a «custo zero». Envergonham os 8,5M € pagos por Roberto.

Adenda

Esqueci-me de outros três guarda-redes do Benfica. Um óbvio: o Quim. Sobre este esquecimento já me retratei na caixa de comentários.

Houve ainda o já falecido Robert Enke, o melhor dos por mim já citados.

E finalmente o Moretto que, juntamente com Bossio e Roberto, completa o pódio dos piores guarda-redes que passaram pelo Benfica pós-Preud'Homme.

3 comentários:

Duarte Mendonça disse...

Entao e o Quim? O Quim sim acho um bom guarda-redes, que teve uma uma epoca (antes de sermos campeoes) numa SUPER forma. Portanto, essa epoca aliada a que sofreu pouquissimos golos e fomos campeoes... acho q deixa uma imagem bem favoravel! De todos os nomes que disseste e, na minha opiniao, aquele que se destaca! O Artur no entanto, parece ser bom... mas falta tantoooooo. O Roberto por exemplo, ate acredito que venha a ser guarda-redes de topo... O problema e que nao ha tempo para gajos como ele desenvolverem, enquanto vao comprometendo de x enquando. Enfim... tou curioso para ver como vao estar estes dois guarda-redes daqui a 2 ou 3 anos!

André disse...

Olá Duarte!

Eh pá grande falha, podes crer. Esqueci-me do Quim!

Assim sendo (obrigado por lembrares) mantenho o post exactamente na íntegra e acrescento à lista que citei justamente o Quim.

Não, o Quim nunca fez esquecer o Preud'Homme (Preud'Homme aqui como personificação daquilo que é um bom guarda-redes) e penso que o Artur, até agora, pela primeira vez, tem-no feito.

É verdade que o Quim ainda foi o melhorzinho (assim sendo, a par com o coitado do Moreira) no entanto reconhecerás que o Quim nunca foi consensual nao só entre os adeptos do Benfica como também na selecção.

Que eu me lembre, quando Quim saiu do SLB foi porque Jesus queria um GK que «desse pontos», foram estas as palavras exactas de Jesus. E vocÊs foram todos na cantiga. Nao me lembro de ouvir adeptos do Benfica chocados com essas declrações.

É por tudo isto que acho que não, nem sequer o Quim fez esquecer o facto de o SLB há tantos anos (há mais de dez) não ter um GK de jeito na baliza.

Mas têm agora um, sem dúvida.

Quanto ao ROberto, não tenho dúvida que possa vir a ser um GK de topo. Mas queria dizer tb que nao tenho dúvidas que 8M por ROberto, não sendo ainda DE TODO gk de topo, é um valor pornográfico, simplesmente. Não entendo isso.

E lembrar ainda que o Artur no Braga (finalista da Éróliga) quer na euroliga quer no campeonato esteve igualmente irrepreensível. Acompanhei alguns jogos do Braga e primeiro o Filipe (foi po Brasil) e agr o Artur, 5*.

Abraço!

André disse...

Esqueci-me também do Robert Enke. Esteve ainda melhor que Quim e que Moreira, penso.

Faleceu em 2009.