segunda-feira, 23 de maio de 2011

O meu onze 2010/2011




O Hélton fez uma boa época mas teve à sua frente 10 jogadores muito competentes durante todo o campeonato. Mandou um frango frente ao Villarreal que se fosse o Roberto teria sido crucificado no dia a seguir. Por isso, só posso escolher o Rui Patrício devido ao seu excelente desempenho numa equipa que nunca soube, depois de mais de 30 jogos, qual era a sua dupla de centrais.

Fábio Coentrão é para mim um dos melhores laterais esquerdos do mundo. Talvez o Bale e Marcelo estejam um nível acima mas, ainda assim... É verdade que o Álvaro Pereira é um lateral de excelência mas a sua regularidade não foi a cem por cento.

Não sou fã destes centrais mas julgo que Rolando confirmou de alguma forma a sua qualidade e Luisão penso que fez das melhores épocas que já vi. E por não haver mais ninguém (gosto muito do Otamendi mas faltou-lhe mais constância), só podem ser estes.

João Pereira com a titularidade na selecção ganhou, talvez, um outro estatuto. Eu até gosto do Sílvio e do Sapunaru mas o primeiro jogou muitas vezes à esquerda e o segundo tem um estilo de futebol baseado mais no pau que não me agrada. Nota para o Maxi que fez uma grande época também.

Quem anda nos meandros do futebol baba-se com o «pêndulo» Fernando mas eu até hoje ainda não consegui ver o que tem o Fernando de especial. Naquela equipa e com a rotina que aqueles jogadores têm, qualquer jogador minimamente numa boa condição física e com qualidade de passe e roubo de bola conseguiria cumprir muito bem aquela posição, acho eu. Por não gostar do Fernando acho que Vandinho foi o melhor trinco da época 2010/2011.

João Moutinho, para mim o verdadeiro pêndulo do FC Porto, é um número 8 de qualidade indiscutível. Sendo que pode fazer qualquer posição no meio-campo, acho que é a «8» em funções «box-to-box» que este homem é melhor aproveitado e até porque ele não se importa de se sacrificar em prol da equipa. Por isso, não há outro homem para meter aqui.

Belluschi ficou na sombra de Guarín a partir da segunda metade do campeonato mas foi para mim, sem qualquer tipo de dúvida, o melhor «10» do campeonato e importantíssimo no sucesso do FC Porto deste ano.

Salvio à direita começou mal mas quando Jesus o transformou para melhor ficou um jogador perigosíssimo e desequilibrador naquela ala. Tenho pena de não meter o Alan numa destas alas mas Hulk, por razões óbvias, tem de estar neste «11» ideal apesar de não ser seu particular fã.

Falcao é um dos melhores pontas-de-lança do mundo e do melhor que já vi de cabeça. Igual só Mário Jardel.

2 comentários:

Bruno Pinto disse...

Erdan, belo onze, para mim só falta o meu Guarin e o Laionel do Académica, o unico a jogar em portugal capaz de fazer os chapeus em arco ao Roberto como ele faz! :b O Helton fez uma epoca incrivel, mas ate concordo com o que dizes sobre o Sporting nunca ter tido uma dupla de centrais fixa! Um abraço, Turtle!

André disse...

Esqueci-me de fazer um banco de suplentes aqui, mas agora já está. O Guarín estaria claro nesse banco. Eu acho que o Guarín é mérito de Villas-Boas (o Guarín de Jesualdo era outro jogador e mesmo os adeptos do FCP tiveram mixed feelings quando ele entrava em campo pois era quase sempre para defender um qualquer resultado).

Por isso, como eu não sou o Villas-Boas e queria meter um 10 ali, acho que o Belluschi nesse aspecto foi o melhor apesar de, claro, o Guarín ser um indiscutível neste FCP na fase final.

O Hélton fez uma grande época, sem dúvida (e é um excelente capitão)! Mas entre um que fez uma boa época e respondeu positivamente quando foi chamado a agir ou outro que teve que suar para caramba para estar sempre à altura das exigências, preferi premiar o Patrício.

Abraço grande Turtle! :D