segunda-feira, 18 de abril de 2011

A menina afegã


Quem não conhece esta famosa foto de uma jovem afegã? Foi capa da revista National Geographic em Junho de 1985.

A jovem dá pelo nome de Sharbat Gula e a foto foi tirada um ano antes da sua publicação, em Junho de 1984, num campo de refugiados no Paquistão, depois de helicópteros soviéticos terem destruído a sua aldeia e a sua família obrigando-a a uma caminhada de duas semanas pelas montanhas do Afeganistão até chegar ao dito campo.

Foi Steve McCurry, fotógrafo da National Geographic, quem aproveitou o raro momento de uma mulher afegã estar sem burka, e não se fez rogado: tirou somente uma das fotos mais conhecidas no mundo, da revista e símbolo do conflito afegão.

À altura, Sharbat Gula tinha à volta de 12 anos de idade. Os anos passaram e Steve McCurry nem sequer sabia o nome da jovem da célebre fotografia.

Depois de algumas tentativas frustradas de McCurry em localizar Gula, nos anos 90, é em Janeiro de 2002 que, por fim, uma expedição da National Geographic encontra-a numa região remota do Afeganistão.

17 anos passaram sem que ninguém soubesse o nome da jovem afegã ou qual o seu percurso desde então.

Gula voltou para o seu país de origem em 92 e casou no final dessa década, tendo quatro filhas (uma das quais morreu em bebé). Apesar de não ter a menor noção da dimensão que a foto tomou, lembra-se de ter sido fotografada.

Agora, em 2002, foi novamente fotografada. A idade ao certo? Nem ela sabe, por não haver quaisquer registos. Talvez 28, 29 ou já 30 anos.

Gula é, no fundo, um rosto com uma história partilhada por tantos outros afegãos. A revista dá-nos os números: 23 anos de guerra, um milhão e meio de mortos e três milhões e meio de refugiados.

O sonho de Sharbat Gula é o de que as suas filhas possam ter a educação que ela nunca pôde ter: Gula sabe escrever o seu nome, mas não sabe ler.

De 2002 em diante, nada mais sei, nem sei se alguém saberá.

Quanto às fotos em si, caberá aos meus caríssimos fazer a sua própria e individual interpretação. Eu já fiz a minha, e é comovedor.


Foto e história de Sharbat Gula publicada na National Geographic na edição de Abril de 2002



Links de interesse: aqui e aqui.

3 comentários:

S' disse...

Sempre achei esta história fabulosa.
Havia alguns pormenores da história que eu desconhecia, obrigada por partilhares :D

André disse...

A história é de facto fabulosa.

My pleasure ;)

REJANIA disse...

É FANTÁSTICA E UMA LIÇÃO DE VIDA FABULOSA ADOREI.