domingo, 7 de novembro de 2010

Just do it



O mote da nike é sobejamente conhecido. Just do it.

De vez em quando lá faço referência a isso mesmo nas minhas aulas. O just do it.

Quando me perguntam «está bem?», «estou a fazer bem?» a minha resposta é sincera: «bom, está bem, mas não tão bem como estará amanhã. Just do it!».

O perguntar se se está a fazer bem é uma chamada de atenção para saber se nos encontramos na estrada certa ou não. Mas o papel de um sensei é, naturalmente, certificar-se que os seus alunos se encontram de facto nessa estrada. Numa estrada que os leve em direcção ao cume de uma montanha. Numa estrada, digo, pois há várias. Mas uma, chega.

Por isso, confesso, quando digo just do it, o que eu quero mesmo dizer é não te rales, homem, deixa a parte de ver se estás no caminho certo ou não para mim e desfruta do treino.

O papel do praticante é, por isso, percorrer o caminho. E desfrutar.

Quando tropeçar numa qualquer pedra, não faz mal: estarei lá para ampará-lo, espero.

Por isso, just do it.

Pode ser que amanhã atinjas o cume. Para já, continua a caminhar, que também eu continuo a percorrer o meu caminho, o meu do.

4 comentários:

Mós disse...

E cá estou eu de volta aos comentários!
(desculpa o atraso)
Pelo que observo, aikido é vida?
Equilibrio, desfrutar, aprender, atingir novas metas, superar estas últimas, enriquecer-nos a nós próprios e ao próximo?
Bom! Bem vistas as coisas esta é a descrição para muitas das coisas da vida!
A diferença está no simples facto de que temos poucas pessoas que disso se apercebem e que tentam defender e propagar esta ideia!
O desporto não devia ser visto com um negócio! Enfim...
Continua grande erdaaaaaaaaannnnn!
Conto contigo nesta eterna batalha pela humanidade (repara na ausência de letra grande no ínicio da palavra! :P )

André disse...

Mós, ahahahhahahahahh

muit'obrigado por este teu comentário.

É incrível como, e fico satisfeito por, somente com duas dezenas de posts sobre Aikido (e sem nunca teres treinado na vida), teres conseguido chegar a conclusões tão certeiras como estas que aqui deixaste.

1) aikido é vida, é isso mesmo...
2) o que o aikido oferece é exactamente o que tantas outras coisas na vida podem oferecer
e 3) é pena que muito desporto seja de facto um negócio.

Brilliant. Se não soubesse, diria que já praticavas aikido há alguns anitos.

Bem-haja, abraço! :)

Rui Santos disse...

Sei que sabes que tens o meu respeito, mas quis tornar público...

Permitir que os alunos desfrutem e não lhes pôr em cima a pressão de obter resultados de modo a aumentar o seu "séquito" como sensei, não é algo que todos consigam fazer.

Tenho sorte em ter um sensei com uma visão semelhante à tua.

Sinto que a continuidade está bem assegurada...

André disse...

Olá Rui!

Obrigado pelo teu comentário :)

Como sabes, conheço bem o teu sensei, mas não ao ponto do que tu conheces, uma vez que treinas com ele "todos os dias".

Mas fico contente por saber que o teu sensei segue um caminho semelhante.

De facto, parece-me essencial. Essencial o equilíbrio, no fundo. Ou seja, se por um lado é importante retirar a dita pressão, por outro, é preciso também saber imprimi-la quando a coisa começa a "abandalhar". Saber gerir isto é de facto o "asset" mais importante (ou um dos mais importantes) de um sensei (e não só).

Obrigado pelo teu reparo, pois nunca tinha pensado dessa forma objectiva, de retirar a pressão, mas de facto, é isso mesmo meu amigo! :D

Aquele abraço :)