domingo, 17 de outubro de 2010
O já tradicional populismo dos media
Há pouco no Tempo Extra com Rui Santos uma das entradas do programa apontava para algumas imagens de bilhetes do calcio em Itália enviadas pelos telespectadores para o conhecido jornalista.
Estes bilhetes tinham os preços de 10€, outros 15€, outros 17€, por aí fora. Quer para a Taça de Itália quer para a Série A italiana.
Ena que espectáculo. Leitura do espectador em estado vegetativo: porra, lá fora os bilhetes são bem mais baratos do que em Portugal, ora que porra, pá. Somos sempre comidos, nós tugas.
Caro tuga, não faz mal. Aquilo foi só uma montagem e compilação de várias imagens.
Vou enviar para o Rui Santos imagens digitalizadas do meu bilhete Estoril-Sporting a 8€ (bancada central), do meu Sporting-Benfica a 15€ (bancada central) do meu Porto-Sporting a 15€ (atrás da baliza) e por aí fora. Pode ser que, em alternativa, Rui Santos pegue neste conjunto de imagens e decida porventura destacá-las também no seu programa.
Pronto, só para o tuga assim de repente concluir: porra pá, afinal cá em Portugal os bilhetes não são assim tão caros como isso. Coa breca!
Foi uma bojarda engraçada mandada assim para o ar por Rui Santos que pouco ou nada falou sobre este assunto, mas, como é timbre deste tipo de programas televisivos, a desinformação reinou. Viva o populismo.
Porque para ir a um estádio de futebol não é preciso largar 50€, antes pelo contrário.
Adenda: Numa passagem rápida pelos sites dos três grandes é possível verificar que um português pode ir assistir a um jogo europeu do Sporting versus Gent a 20€ e de um Benfica versus Paços de Ferreira também a 20€. No site do FC Porto não havia qualquer informação. E melhor, melhor, é este aqui, Sporting versus Rio Ave no próximo Domingo. Até temos bónus, ora vejam: 10€. Se há bilhetes mais caros? Há, sim. Se os há mais baratos? Sim, também, claro.
É chato verificar que um jornalista não engloba na análise todos os dados. Não é chato; é uma realidade dos media hoje em dia. A construção de uma realidade. Principalmente aquela que dê mais audiência e, por consequência, mais pingo.
Nota: tinha uma etiqueta com o nome Televisão, mas não fazia qualquer sentido. Uso outra agora, em substituição, de nome Media; tentarei, por isso, doravante, tecer mais considerandos sobre esta matéria principalmente para que não se promova ainda mais a já tão instalada iliteracia dos media, como eu lhe chamo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Esse teu bilhete para a central foi lá para cima certo (aka superior)? É que la para baixo,na minha zona,os bilhetes são demasiado caros. Mas ultimamente o SCP anda com umas promoções agradáveis (como essa das celebrações do José de Alvalade,etc) e os bilhetes estão a baixar. Mas para a treta de espetaculo que é,devia ser entrada livre.
Miguel, lá para cima. Mas o meu "point" aqui nem é referir as zonas do estádio, eu é q me apeteceu dar esse "borla". O jornalista aos telespectadores não deu esse borla sequer. Mandou só uns preços ao ar e tal.
O meu "point" aqui é: é possível ir a um estádio ver futebol a preços de 10 e 15€? Sim é. Mas é o contrário que se tem tentado instalar como mito, vá-se lá saber porquê.
Eu cá chamo a isso desinformação, diz o dicionário que é: 1. Acto ou efeito de desinformar.
2. Acção de suprimir uma informação, de minimizar a sua importância ou de modificar o seu sentido. Ou ainda: Informar mal ou de forma enganadora.
É só isso que este post pretende denunciar.
grande abraço!
Enviar um comentário