sábado, 17 de julho de 2010

A "minha" equipa de futsal

(Da esquerda para a direita: Bruno, Gama, Luís, João e André)




Jogamos juntos, com regularidade, talvez para aí há 2 anos já. Fim-de-semana após fim-de-semana. Domingo após Domingo. Mas já nos conhecemos há muitos mais anos que isso. Uns desde infância, outros desde os tempos de escola (viemos todos da mesma, de qualquer maneira). All in all, são muitos anos.

Talvez seja isso que faça com que a nossa equipa seja uma verdadeira equipa. Não sobressaem individualidades. Joga-se, em regra, sempre pelo colectivo. E esse é um ponto importante para a manutenção desta equipa que, não sendo brilhante, é esforçada e leva um trajecto claro de evolução, principalmente no plano táctico. Melhor posicionamento, melhor leitura de jogo, melhores movimentos (transições) ofensivos em bloco, melhores movimentos (ou transições) defensivos em bloco e melhor cultura e consistência táctica. Deixou de haver baratas tontas (há 2 anos) para haver agora um sumo táctico. Enfim, como digo, não é uma equipa de estrelas, mas é uma equipa que pelo seu conjunto é capaz de deitar abaixo qualquer equipa com estrelas. O nosso colectivo, quando funciona pode ser realmente... demolidor. Faltará só mantê-lo a um nível alto de uma forma mais regular e constante. Tirando isso, dá orgulho jogar nesta equipa.

Vou tentar definir agora, jogador a jogador, da forma mais imparcial que me é possível.


Bruno Cruz, o Versátil - O Bruno é o mais novo de todos nós. Tem 15, 16 anos. E por isso mesmo, será talvez o jogador com maior margem de evolução. Jogador também de rugby, soube trazer desse desporto as suas melhores qualidades para o futebol, como a garra e o espírito aguerrido. Não sendo um jogador especialista em nenhuma acção, este canhoto executa qualquer movimento com qualidade, seja o remate, o passe, seja a corrida, seja um corte; tanto ataca com qualidade, como defende com qualidade. Um verdadeiro box-to-box, com as qualidades e os defeitos daí inerentes.

Pontos +


  • Versátil. Mostra-se sempre útil em qualquer papel que tenha que desempenhar;

  • Raramente erra;

  • Vai à luta. É difícil vê-lo desistir de um lance. Aguerrido!

  • Tem gosto pelo jogo. Vontade em aprender sempre mais.

Pontos -



  • Versátil. Bom em tudo, mas especialista em nada. No limite, poderá ser um defeito. Mas é discutível, sem dúvida. Dependerá, claro, da equipa em que joga (neste caso, sempre na mesma...).


Francisco Gama, o Matador - O Gama é o finalizador de serviço. Tem no enfiar a bola para dentro da baliza o seu maior prazer (e quem o pode condenar?) e fá-lo com distinção. Alto, possante, forte, é o verdadeiro ponta-de-lança desta equipa (fosse isto futebol 11...). Escondendo a bola com qualidade, consegue arrastar vários jogadores com ele. É um jogador talhado para jogar na área adversária, entre os "centrais", ou mesmo capaz de vir buscar jogo um pouco mais atrás. Ofensivamente completo. Terá como desvantagem alguma desconcentração ou falta de rigor defensivo. Tem tendência a tornar alguns lances inconsequentes.

Pontos +



  • Marca golos. Tão simples como isso: enfia a bola lá para dentro. Seja em lance individual, seja em jogada construída, quando frente a ele só está a baliza, a tendência é para que a bola entre. Facilidade genuína em marcar golos. Finalizador nato;

  • Capaz de arrastar vários jogadores com ele. Combativo. Gasta as defesas contrárias;

  • Forte ofensivamente.

Pontos -



  • Por vezes, falta de rigor defensivo. Algum desleixo, porventura. Tendência a poupar-se para dar o máximo ofensivamente. Mas o jogo é feito dos dois momentos: atacar e defender;

  • Depois de arrastar a equipa adversária com ele, é capaz de tornar o lance completamente inconsequente;

  • Dificuldade em soltar a bola para um colega em condições quando isso se configura como a melhor solução possível num dado momento;

  • Visão em túnel.

João Cunha, o "Polga" - A alcunha que dou aqui ao João, o Polga, resume um pouco este atleta: é capaz do melhor e do pior. É capaz de fazer jogos com uma verdadeira clean sheet mas depois é capaz de no jogo seguinte estar completamente desconcentrado e cometer erros atrás de erros, ainda que a maioria não sejam, obviamente, fatais. É o Polga também, por ser claramente o jogador mais defensivo. Competente na defesa, peca por não trazer grande acrescento à equipa no momento ofensivo. Sendo porventura o jogador menos tecnicista da equipa, é sem dúvida o que mais evoluiu ao longo do tempo em que a mesma joga junta. O seu gráfico de evolução apresenta-se manifestamente com uma curva em crescendo. É por isso desejo de toda a equipa que o gráfico continue como tem estado nos últimos tempos: a subir. Devagarinho, mas a subir.

Pontos +



  • Entrega ao jogo, quando quer, tem verdadeira garra;

  • Defensivamente consegue ser intransponível, em dias sim;

  • Jogador em evolução constante. Vontade de aprender, vontade de aperfeiçoar, esforça-se nesse sentido, e os resultados estão à vista de todos: saldo positivo.

Pontos -



  • Participação na manobra ofensiva da equipa muita das vezes de forma deficiente;

  • Capaz de cometer erros de palmatória (todos cometemos, mas neste caso, mais que o usual, mas tem vindo, claro, a diminuir);

  • Por vezes, fica à margem do jogo, aluado emocionalmente. Inconstante.

André Fiúza, o Construtor - O André (que sou eu) vai controlando os ritmos de jogo. Temporizador da equipa: acelera quando é preciso, abranda quando necessário. Tem no passe a sua maior paixão. Fá-lo com qualidade, e de forma escalável: curto, longo, em profundidade, rápido, lento. Passe cirúrgico, se necessário for. Competente a atacar, esforçado a defender. Difícil de ultrapassar no um para um. Sabe rematar. Não sendo um finalizador nato, vai marcando e dá a marcar. Com a bola nos pés, dificilmente arranja problemas. Especialista a arranjar soluções, ainda que não seja uma directa para o golo. Grita com os companheiros, por amor à equipa.

Pontos +



  • Passe cirúrgico, escalável consoante as necessidades;

  • Forte no choque, só cai ao chão quando procura a falta. Pequeno, mas possante, esconde a bola com qualidade;

  • Capaz de marcar golos de difícil execução;

  • Ainda que não sendo especialista com o pé "cego", é capaz de jogar com qualidade com ambos os pés.

Pontos -



  • Qualidade deficiente no jogo aéreo, nomeadamente em lances divididos: mau posicionamento, má leitura do lance, e mau timing de abordagem;

  • Falta-lhe a frescura física, por vezes, para subir e descer constantemente. Algum desleixo à mistura, porventura, no momento defensivo (na transição, e nunca no acto de defender);

  • No momento ofensivo tem tendência a ser um jogador de segunda linha, à espera de um passe atrasado ou espaço para um remate de meia-distância. Poderá ser negativo caso seja exigida a sua presença mais à frente (e que às vezes é), junto aos "centrais", como "poste".

  • Capaz de falhar golos de fácil execução.

Luís Cruz, o Sprinter - O Luís tem na velocidade a sua maior arma. É rápido, mas não é só rápido: é-o consistentemente. Não sendo um jogador deslumbrante, consegue ser competente em todos os momentos do jogo. Está sempre presente, sempre disponível, sempre concentrado. Faltará talvez nalguns momentos melhores execuções técnicas, ficando sempre a ideia de ficar aquém das suas verdadeiras potencialidades. Esguio, é uma "carraça" que não larga facilmente o adversário. Não passa ao lado dos jogos.

Pontos +



  • Veloz.

  • Impetuoso. Presença firme nos jogos. Não me recordo de um jogo que lhe tenha passado ao lado. Concentração constante.

  • Disponível e solidário com a equipa, quer no momento ofensivo, quer no defensivo.

  • Quando lhe calha a vez de ir à baliza, é quem desempenha o papel com maior segurança e disponibilidade.

Pontos -



  • Não passa ao lado dos jogos, mas, ao mesmo tempo, raramente sobressai. Faz o seu trabalho bem feito e ponto final (nem sei bem se isto é ponto positivo ou negativo; será ponto neutro, talvez);

  • Por ser efectivamente veloz, usa e abusa dessa qualidade, perdendo-se por vezes em corridas sem nexo, ficando sozinho e à mercê do adversário, originando lances inconsequentes. (Ou será a equipa que não tem estaleca para acompanhar os rasgos do Luís? A reflectir);

  • A pontaria do remate não parece ser a melhor muita das vezes. Talvez também porque muita das vezes remata em esforço no seguimento das suas arrancadas. Não parece ser uma arma efectiva, apesar de marcar golos também, obviamente.


Esta é a "minha" (nossa) equipa de futsal. Com muitos defeitos mas também com muitas virtudes. Tem como maior defeito a baixa circulação de bola. Filosofia absolutamente essencial no futsal onde os espaços não abundam e é fácil cair um adversário rapidamente sobre nós. Tem como maior virtude o facto de os 5 jogadores serem uma verdadeira equipa, unida e solidária. Também existem zangas, mas qual é a família que não as tem? O que conta não são as zangas, mas antes a união e a força que faz com que a equipa, a família, os amigos continuem. Carrega equipa!



ADENDA:


Este post tem uma história engraçada. Estava na gaveta, pronto, há quase uma semana. Não o postei logo pois faltava dar-lhe uns retoques e também por falta de "foto de grupo". Por estar na gaveta, comentei com os meus mates que andava de volta de uma dissertação sobre a nossa equipa. Todos curiosos e entusiasmados, conversámos por alto uns com os outros sobre os pontos + e os pontos - de cada um e da equipa. Depois de uma (ou várias) conversas, posso garantir que o nosso último jogo, na passada quarta-feira, foi dos melhores a que já assisti e tive o prazer de jogar. Não só porque sofremos efectivamente muito poucos golos e porque marcámos bem mais do que o normal, mas principalmente porque muitos dos pontos - que aqui refiro simplesmente, nesse jogo, ficaram sem efeito. E que orgulho que isso deu!

Se é verdade que um só jogo não é sinónimo de um novo paradigma, também não é menos verdade que me parece que as portas ficaram escancaradas para se atingir esse novo paradigma: o do rigor, o da circulação de bola com qualidade, o da temporização, o de poucos erros cometidos.

Não tendo nós treinos, é para isso justamente que serve dialogar de forma séria e construtiva: para limar arestas e para evoluir. Tudo em prol de um grupo mais triunfante, dentro e fora do campo! Carrega equipa!

5 comentários:

F. disse...

xpectacular!! CARREGA EQUIPA!!!

Mós disse...

falta só um pequeno promenor em toda essa análise:

todas essas qualidades e defeitos pouco importam quando confrontados com o flagelo da equipa: o Mós sem t-shirt!

mauahahaha

André disse...

ewwwwwwwwww

Anónimo disse...

epah, só agora é que me apercebi, o bruno é o taz?

(daqui é o mós, não tenho pachorra para ir fazer o log in again...)

André disse...

sim, é ;) Podes meter o teu nome à mesma, sem fazer login se clicares no que diz "Nome/URL" ;) hugz