quinta-feira, 13 de maio de 2010

Não me revejo; não gosto



Da expressão "católico, mas não praticante". Como é tal coisa possível?

Não posso ser aikidoca, mas não praticante.

Não posso ser jardineiro não praticante.

Não posso ser um columbófilo e não praticar.

Como raio posso eu ser afinal "católico" sem praticar?

Será o "católico não praticante" aquele que reza um ave-maria quando está à rasca?

12 comentários:

Miguel disse...

Católico não praticante é daquelas pessoas que "ah,não gosto de futebol mas sou do benfica".

É daquelas coisas que faz parte da Portugalidade,da nossa identidade cultural e fica sempre bem dizer.

Também ha o factor de falta de coragem para admitirem que são Ateus e tomarem uma posição contra a Igreja,devido a represálias da sociedade.

Quanto à ultima parte que referes, sim, o Católico não praticante é como o amigo que não gostamos assim muito, mas que de vez em quando liga-nos quando precisam de algum favor.

Mós disse...

fiuza... tem a ver com a lei... se bem entendi, seja qual for a sociedade, se foste baptizado, és católico/cristão (duvido que cristão se aplique, visto que é necessário a crença... dunno that!), ponto.
Muitos não se identificam com a marca que os pais lhes deixaram à nascença e, como tal, para poderem explicar a outrém que não ligam à coisa dizem: "sou católico, mas não praticante"

acho que só perdes o título se fores escumungado pela igreja ou algo do género! Não sei se é algo que se possa tratar no registo civil...

ahahah
acabei por falar mais de coisas que não sei do que sei, mas enfim! há que atirar o nosso bitaite não é verdade? :P

eu respondo: "é tipo política: não ligo a essas merdas"
:D

André disse...

Miguel, muito lúcido o teu comentário. Gostei, especialmente os 3 primeiros parágrafos. Na mouche.

Mós, "acabei por falar mais de coisas que não sei do que sei, mas enfim! há que atirar o nosso bitaite não é verdade?" Ao que eu te respondo: ahahahahahahah! Tou-te a imaginar a dizeres isso.. sim.. teres falado sem saberes patavina do que dizes é de facto.. astonishing. Mt bom, obrigado plo comentário brilhante! :p

Mós disse...

"Também ha o factor de falta de coragem para admitirem que são Ateus e tomarem uma posição contra a Igreja,devido a represálias da sociedade."

Semofensa miguel, mas "falta de coragem" ou alguma sobriedade?
Dizeres que não acreditas em algo é admitir a existência (ou, no mínimo, a possibilidade de existir) desse algo...

Eu cá, em falta de melhores alternativas, prefiro proclamar-me como agnóstico...

Mós disse...

ah! e fiuza... sabes como sou...
gosto de deixar tudo em aberto! quiçá se vem alguma ciência desmentir tudo aquilo que disse? :p
daí os "não sei"

Miguel disse...

"Dizeres que não acreditas em algo é admitir a existência (ou, no mínimo, a possibilidade de existir) desse algo..."

Sim, ponho a possibilidade,mas não percebo de que modo é que admitir que não acredito = admirir a existencia.
Um dos males da religião é a sua certeza, o que vai acontecer quando morrermos, Ceu e inferno,etc,etc,as respostas a tudo.
Eu cá acredito na ciência, e se ha algo que esta ensina é estar aberto a varias teorias,ser "open-minded". Não sou Agnóstico pois não acredito em nenhum deus,logo Ateísmo,agnostico são as pessoas que acreditam em deus,mas que recusam as regras que a instituição igreja impõe. Este conceito é o mais proximo do Católico não praticante, ou seja, são todos "agnósticos travestis"

Mós disse...

Perfeita altura para pores em prática a tua crença na ciência (o estado de open-minded que referiste)! ;)

Ser agnóstico é recusar o absoluto (se não estou em erro), neste caso, deus ou o conceito religioso de deus (na minha opinião "deus" é a última causa sem causa, encontra-se em constante mutação a aplicabilidade do conceito).
Já os ateus não acreditam em deus. São como os judeus com o xassus. Reconhecem a existência do homem algures no passado, mas não acreditam que ele tivesse sido o messias prometido aos filhos de deus.
Tu para acreditares, ou não, em algo é porque, no mínimo, tens que aceitar a possibilidade da sua existência, certo? Eu ao ínicio também me catalogava como ateu, mas acho que ser ateu é algo contraditório, não diriam?
(agora dirijo-me a todos, pois continua a ser uma questão que é fruto de discussão, mas todas as ideias que expus atrás foram-me apresentadas há algum tempo e ainda hoje me fazem perfeito sentido, mas que se debata!)

Miguel disse...

Agnóstico enquando recusar o conceito religioso de deus sim, mas para mim sempre será uma posição "neutra" relativamente à religião.

Acho que qualquer pessoa minimamente inteligente não cai no erro da certeza absoluta,logo é necessario estar com a mente aberta a tudo, mesmo a ideia de Deus. Ha muitos misterios neste universo que a ciencia ainda não sabe responder, logo estou aberto a qualquer possibilidade,como referes.
Não creio que Ateu seja contraditório (apesar concordar que por vezes alguns ateus podem ser contraditórios).Ha um comediante americano chamado Bill Maher que na sua religião designa-se como apologista do "I don't know". Creio que pertenço ao mesmo grupo,mais do que o Ateismo.

E uma questão geral a acrescentar à tua, no fundo não somos todos ateus?
Recusamos os deuses gregos, o deus muçulmano,entre muitos outros...

Ha uns anos atrás, no UK, milhares de pessoas puseram no census como religião Jedi. Como o André bem sabe, acho que eu me juntava a essa =P

André disse...

Que a força esteja connosco...!

Mós disse...

"E uma questão geral a acrescentar à tua, no fundo não somos todos ateus?
Recusamos os deuses gregos, o deus muçulmano,entre muitos outros..."

Não. Tal como tu achas os agnósticos "neutros" eu acho os ateus "extremistas" ao ponto de darem a volta a si mesmos (daí serem contraditórios).
E eu só me considero "agnóstico" a um nível legal e social, pois a nível pessoal acredito (para além de aceitar a tal noção de deus ser a última causa sem causa) na Natureza e no seu equílibrio.
É sem dúvida uma força superior a nós, mas ao contrário de todos os deuses que conhecemos, tem impactos visíveis no nosso dia a dia!

VMR disse...

Supostamente o baptismo representa a entrada na vida católica, por isso somos católicos desde que somos baptizados. Mas depois há o Crisma, para confirmar que queremos seguir a vida católica, já que na grande maioria das vezes não escolhemos ser baptizados.

Eu decidi confirmar a vida católica, por isso fiz o Crisma, só que desde que fiz o crisma não pus mais os pés na igreja, quase. Mas é por não concordar com a igreja, e não com o catolicismo em si. Por isso confirmei a vida católica, mas tornei-me não praticante supostamente, por não ir à missa, ou não fazer nada para "praticar" a minha religião.

Mesmo assim acho ridículo a expressão católico não praticante. Acho que devia ser mais católico praticamente á minha maneira! É assim que me considero mais. Acredito em Deus, tenho fé, sou católica e confesso, rezo por vezes quando tenho problemas. Hehe. Mas não só!

Mas sim, muitas pessoas dizem só que são católicos porque são "mal vistos" se não forem.

Por isso, acho que deviamos tentar implementar o: Católico praticante à minha maneira! :) hehe

André disse...

Mas lá está, na nossa sociedade o baptismo e dps até mesmo o Crisma and so on, é mais em jeito de tradição do que propriamente em jeito de religião, penso eu.

De todo o modo, Catolico praticante à minha maneira, parece-me bem.. ;)